As voltas que as histórias dão antes de acontecerem

Por alguma razão que desconhecemos, algumas histórias precisam acontecer. E mesmo quando tudo e todos se colocam contra sua ocorrência, inclusive nós mesmos, elas simplesmente vencem. Algumas histórias não deixam de transformar as ruínas das batalhas anteriores em perspectivas completamente novas.

Algumas histórias dão voltas antes de realmente acontecerem. No começo, tudo é difícil, as coisas não fluem, não transcorrem — apenas ficam ali, imóveis. Em algumas histórias existem mais dúvidas que certezas, mais perguntas que respostas, mais sentimentos confusos que garantias bem definidas.

Algumas histórias são compostas por mais caos que harmonia, mais complexidade que calmaria, mais revolta que plenitude. Algumas histórias nos fazem sofrer, chorar, arrancam sangue de nossas vísceras. E nessas voltas antes de acontecerem, envolvem outros sentimentos, outras pessoas, outros anseios, outras expectativas, outros planos.

Algumas histórias nos causam hematomas psicológicos e provocam incertezas tão profundas que quase inviabilizam qualquer começo — afinal, todo início é difícil, angustiante e sombrio. Algumas histórias dão voltas antes de acontecerem e deixam marcas doloridas e intensas na alma. E sobreviver a elas é um ato de coragem e sublimidade afetiva.

Mas, por alguma razão, mesmo assim elas acontecem. Mesmo que contrariem todas as previsões e probabilidades daqueles que assistiram de camarote todas as quedas e declínios vividos antes do início.

Às vezes negamos o que mais desejamos porque algumas escolhas exigem grandes transformações, tanto exteriores como interiores. Algumas escolhas nos tiram da zona de conforto de uma maneira feroz e nos obrigam a enxergar tudo àquilo que tentamos esconder de nós mesmos. Algumas escolhas requerem uma profunda renovação interior — e não existe nada mais difícil nessa vida que trocar a pele da alma.

Sim, algumas vezes optamos por relacionamentos, carreiras e situações medianas porque não sabemos voar alto. Ou porque não reconhecemos o nosso valor. Ou porque tememos a queda. Ou simplesmente porque tememos o julgamento alheio e, principalmente, o nosso. Bobeira. Acredite no que te faz feliz, agarre os sonhos com todas as suas forças e, mais do que tudo, confie que algumas histórias precisam acontecer — mesmo que elas deem algumas voltas antes disso.

2 comentários sobre “As voltas que as histórias dão antes de acontecerem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s